Our Recent Posts

Archive

Tags

Nenhum tag.

O processo de fabricação por laminação manual (hand lay-up).

A laminação manual é um método primitivo e eficaz que possui baixo investimento em ferramental, próprio para produção de protótipos e de lotes com pequenas quantidades de peças.

O processo de fabricação hand lay-up é a fundamental base para a construção de um compósito utilizando métodos mais complexos, pois a pratica totalmente manual gera um entendimento prático e eficiente sobre a manufatura de peças em material compósito.

As camadas de reforço nas formas de mantas ou de tecidos são impregnadas em resina com pincéis, depositadas camada por camada em orientações predeterminadas em um molde aberto até se chegar na espessura desejada e posteriormente com um rolete manual compacta-se o material de reforço impregnado de matriz para expulsar as bolhas de ar do meio das camadas de reforço (figura 8).

A cura normalmente ocorre a temperatura ambiente, mas dependendo do tipo de resina pode se levar a peça a uma pós cura em forno.

Figura 8 - Laminação manual

O processo de laminação manual consegue uma concentração de 25% de fibras e 75% de resina para um processo de com pouca técnica, mas se adotando uma técnica correta os valore da quantidade de reforço podem chegar a 40%.

Por ter uma grande variação na quantidade porcentagem de material de reforço mostra que a laminação manual gera um compósito de baixa qualidade para aplicações estruturais.

#processos #fibradecarbono #compósito #inovação #engenhariamecanica