Our Recent Posts

Archive

Tags

Nenhum tag.

Engenharia reversa

Engenharia reversa (ER) é o processo de reconstruir um objeto físico em um objeto em meio virtual.

ER é um processo de desmontagem de um produto, com o objetivo de determinar como o produto foi desenvolvido ou desenhado, desde seus componentes até o produto final.

Considera-se que o objetivo principal da engenharia reversa é levantar toda a tecnologia inserida no projeto e na fabricação de um produto concorrente.

Nessa etapa com o auxílio do produto em forma pronta, a ER faz a função de observar todas as características e adicionando-se melhorias geralmente para atender as necessidades especificas de um determinado cliente ou também para adequar o produto original a uma nova tecnologia que irá impactar sobre sua funcionalidade.

Na Figura 5, está a comparação entre as principais etapas de um projeto de engenharia tradicional, comparando-se as principais etapas de um projeto de engenharia reversa.

Figura 5 - Projeto via engenharia reversa versus projeto tradicional

Assim, em comparação com o ciclo de projeto original, o ciclo de projeto de ER irá atualizar o produto já aceito em mercado, também irá adequar as melhorias baseadas nas necessidades dos usuários.